busca
Itinerância 34ª Bienal – Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão (SP) recebe a exposição itinerante da Bienal de São Paulo, no Palácio Boa Vista, de 29 de junho a 31 de julho de 2022. A cidade recebe o enunciado Cantos Tikmũ’ũn. Também conhecidos como Maxakali, os Tikmũ’ũn são um povo indígena originário de uma região compreendida entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

No contexto de uma exposição concebida ao redor da necessidade e do poder do canto, tanto num sentido literal quanto metafórico, o exemplo dos Tikmũ’ũn ressoa de modo potente, inclusive do ponto de vista político: em sua prática, o esforço comunitário é constantemente renovado para nomear e assim construir coletivamente um universo. Ao redor desse enunciado agrupam-se obras que têm entre seus disparadores reflexões sobre a necessidade de preservação do meio-ambiente e de salvaguarda de culturas e conhecimentos que são transmitidos oralmente de geração em geração, como os próprios cantos Tikmũ’ũn.

A cidade recebe obras dos seguintes artistas: Alice Shintani, Ana Adamović, Anna-Bella Papp, Daiara Tukano, Eleonore Koch, Jacqueline Nova, Luisa Cunha, Noa Eshkol, Regina Silveira, Sebastian Calfuqueo e Victor Anicet.

Saiba mais sobre esta itinerância!

34ª Bienal de São Paulo - Faz escuro mas eu canto
Programa de mostras itinerantes

Palácio Boa Vista 

Campos do Jordão (SP)
29 junho – 31 julho 2022
Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001 – Campos do Jordão (SP)
Quarta – domingo, 10h 12h; 14h –17h
Entrada gratuita