menu
  • Arquivo
  • 11 anos do 11 de setembro
    11 Setembro 2012
    ,
    Documentos de 1964 exibem o primeiro projeto de divulgação do World Trade Center de Nova York, quatro anos antes de sua construção

    Uma coincidência ajustada ao calendário. Consta, entre a documentação da 13ª Bienal (1975), um material bastante curioso: o projeto inaugural de divulgação do World Trade Center de Nova York. Os documentos datam de 1964, quatro anos antes da construção das duas grandes torres, cada uma com 110 andares e 412 metros de altura.

    wtc001.jpg
    O World Trade Center. A entrada principal conduz à grande praça, uma das maiores do mundo. ©Balthazar Korab

    O dia 11 de setembro de 2012 marca exatamente onze anos que as torres gêmeas foram destruídas em um dos atentados que mais abalaram o planeta no começo do século 21. Entre releases de divulgação emitidos pela New York Port Authority (inclusive um em português) e uma declaração do arquiteto Minoru Yamasaki sobre o projeto, estão estas quatro imagens do que viria a ser o maior centro de comércio do mundo, com suas respectivas descrições:

    wtc002.jpg
    O World Trade Center. Vista do rio Hudson
    wtc003.jpg
    Localização do World Trade Center no Porto de Nova York
    wtc004.jpg
    O World Trade Center. Vista geral da entrada da praça principal ©Balthazar Korab
    Fernanda Curi Fernanda Araujo Curi é Arquiteta e Urbanista, Mestre em Museologia. Atualmente desenvolve a pesquisa "Parque Ibirapuera - 60 anos (1954-2014) Símbolo urbano, metáfora da urbanidade" no programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP e trabalha como Pesquisadora no Arquivo Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo.