menu
Fundação Bienal torna seus conteúdos históricos acessíveis
25 Julho 2017
,
Área dedicada à memória das 32 bienais já realizadas tem integração com o Banco de Dados do acervo documental

Com a proposta de tornar seus conteúdos históricos acessíveis e interativos, a Fundação Bienal de São Paulo lança, em julho de 2017, uma nova área em seu site dedicada à memória das 32 exposições bienais já realizadas. A plataforma combina textos, fotos históricas, visitas virtuais, plantas expográficas, publicações, cartazes e outros conteúdos documentais das exposições disponibilizados pelo Arquivo Histórico Wanda Svevo - o Arquivo Bienal.

A nova seção do site está integrada ao Banco de Dados do acervo documental da Bienal, um mecanismo público de pesquisa que permite acesso às informações sobre obras e artistas participantes nas exposições promovidas pela Fundação Bienal, incluindo as representações oficias do Brasil nas mostras de arte e arquitetura de Veneza e outras mostras de arte promovidas pela instituição no Pavilhão Ciccillo Matarazzo. Acesse já!

Memória e conexão

A Fundação Bienal investe sistematicamente no tratamento da documentação reunida no Arquivo Histórico Wanda Svevo, que completou sessenta anos em 2015. Mais do que valorizar seu acervo e memória, a Bienal entende o Arquivo como referência para pesquisa e vem trabalhando para transformá-lo em um centro de documentação de arte moderna e contemporânea único no Brasil.

Navegue pelos perfis de exposições e conheça suas principais atrações:

  

Fotos: mais de 300 novas imagens revelam obras, espaços expositivos e público das Bienais desde os anos 1950

  

Cartazes: com textos sobre sua concepção visual integrados a curiosidades sobre a história do design brasileiro

 

Visitas virtuais: é possível navegar por dentro da 29ª e 31ª edições das Bienais em tour 360º   

     

Posts relacionados: curiosidades, estudos e os bastidores das exposições foram anexados aos perfis, que concentram artigos de pesquisadores, apanhados de documentos, charges e dossiês de artistas

   

Publicações: catálogos, listas de obras e materiais educativos podem ser lidos online ou baixados diretamente pela ferramenta