Regras básicas de utilização

As regras a seguir visam à aplicação correta de todas as assinaturas da identidade visual da Fundação Bienal de São Paulo em materiais desenvolvidos dentro e fora da instituição. Abaixo estão descritas as regras básicas para as variáveis do núcleo da identidade visual: aplicação de cores, composição tipográfica e dimensões de reprodução. O desenho do símbolo, a composição das assinaturas e a grafia dos nomes da instituição não devem sofrer alterações em nenhuma hipótese.

Assinaturas

Deve-se optar "bienal" e "bienal são paulo" tendo em vista o contexto onde a peça é produzida; respectivamente nacional ou internacional. As demais assinaturas, de setores internos à Fundação, são aplicadas apenas em materiais referentes aos setores em questão e não podem substituir a assinatura da Bienal em outros contextos.

Família tipográfica

A família tipográfica oficial da identidade visual é a Neue Helvetica (LT Std ® Linotype). Não há outra fonte auxiliar. No entanto, quando for preciso utilizar uma fonte de sistema, indica-se a Arial. O peso utilizado nas assinaturas é o Helvetica Neue LT Std 65 Medium.

Cores

As cores oficiais do sistema de identidade visual são os cinzas. As demais 24 cores são suplementares e só devem ser usadas em caso de absoluta necessidade. Quando utilizadas sobre fundos que não sejam brancos ou pretos, as assinaturas devem necessariamente ser usadas em branco ou preto. As assinaturas só podem ser utilizadas nas versões cinzas sobre fundo branco. A utilização a traço da marca não possui cor definida.

Tamanhos mínimos

A altura mínima de todas as assinaturas horizontais é 5mm ou 30px. Todas as assinaturas verticais estão limitadas pela largura do símbolo (independente da tipografia) em 5,1mm ou 32px.

Áreas de proteção

É preciso deixar uma área proteção mínima ao redor de todas as assinaturas. Acima, abaixo, à direita e à esquerda da asssinatura estabelece-se um espaço em branco igual à metade da largura do sinal (independentemente da tipografia).

Arquivos

As assinaturas da identidade visual estão disponíveis no formato EPS 8, o que significa que elas são lidas pela grande maioria dos softwares vetoriais. O uso dessa versão mais antiga do formato EPS pode gerar estranhezas na visualização padrão dos softwares, mas não compromete em nada a saída dos arquivos. Os arquivos seguem uma nomenclatura específica: bienal_[orientação]_[cor]_marca.eps ou bienalsaopaulo_[orientação]_[cor]_marca.eps, sendo que a orientação pode ser Horizontal, Vertical, Compacta ou apenas o Símbolo, e a cor se refere a gradação de preto na escala CMYK, de 000 a 100.

Downloads

bienal (preferenciais)

bienal_C_100_marca
bienal_H_100_marca     
bienal_S_100_marca
bienal_V_100_marca

bienal são paulo (preferenciais)

bienalsaopaulo_H_100_marca.eps
bienalsaopaulo_V_100_marca.eps

pavilhão

pavilhaociccillomatarazzo_H_100_marca.eps
pavilhaociccillomatarazzo_V_100_marca.eps