menu
  • Geral
  • 31ª Bienal
12 Agosto 2014
Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo
Frase do poeta Binho versa o manifesto escrito pela Agência Popular de Cultura Solano Trindade, participante do programa No Tempo, da 31ª Bienal.

Como parte da programação da 31ª Bienal, a Agência Popular de Cultura Solano Trindade reuniu coletivos da cultura popular de diversos bairros de São Paulo e prepara saraus e performances para o público da mostra. Veja o manifesto do grupo:

Sim! Nós somos a cidade!
A periferia, que está em todo lugar, é a arte de toda parte.

As culturas tradicionais e periféricas se irmanam para uma união que legitima a ancestralidade e celebra a contemporaneidade, presente em quem sente aquele friozinho na barriga quando o Marco Pezão grita: "NÓIS É PONTE E ATRAVESSA QUALQUER RIO" - centro é periferia, periferia é centro!

Como falar de coisas que existem e a sociedade finge que não existem? Sim, o racismo existe, desigualdade social está aí e você vê, você sente, eles atiram pra depois saber quem é, os encapuzados estão aí transformando a minha quebrada num grande cárcere social.

Na #31Bienal, vamos começar pelo Treme Terra. Uma performance de esculturas sonoras atuando como ferramenta de (re)conexão ancestral. A música sendo ferramenta que reorganiza nossos átomos ancestrais, criando uma bio-interação artística em que os participantes experimentam sons que vêm do interior de cada um, como num processo de meditação entre os homens e a natureza. Treme Terra - Esculturas Sonoras na abertura da #31Bienal reconecta povos de matriz africana, cultura periférica e povos indígenas numa intervenção que emana a força dos povos iorubá e guarani.

Vamos levar saraus, entregar livros, apresentar espetáculos de dança, distribuir cultura. Num momento em que as relações de força estão sendo questionadas e colocadas em "xeque", com certeza a sociedade vai ficar em "choque", quando a  nossa arma mais poderosa - a palavra - ecoar dentro de cada um. E quem der a si mesmo a oportunidade vai poder se envolver na força motriz que mantém essa diversidade cultural circulando.

A #31Bienal pode ser o grito da favela! Olhar para o alto e ouvir o poeta Binho dizer que "uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo". Então vem que vem os bandos da zona Sul, da Norte, da Leste e da Oeste, de todos os cantos. Do Jardim Ibirapuera até o Parque do Ibirapuera, esbravejando que "A POESIA SALVA VIDAS" e que com nóis é assim: "PRETO NO BRANCO".

Por fim, deixamos uma inspiração do poeta do povo, Solano Trindade, que diz "PESQUISAI NA FONTE DE ORIGEM E DEVOLVEI AO POVO EM FORMA DE ARTE”.

Tamu juntu!

Aline Maria - Leonardo Brito - Rafael Mesquita - Thiago Vinicius - Alex Barcellos - Aderbal Ashogun

Giovani Baffô - O Menor Sarau do Mundo

Flávia D'Álima - Encena Cia de Teatro 

Alex Barcellos - Narra Várzea • Marco Pezão - Sarau A Plenos Pulmões

Pedro Duck (Coletivo T'amo Vivo) - Sarau Preto no Branco

Katia Paixão - Barracão Capoeira Etnia • Aline Maria - Ateliê Popularte

Giovani Baffô e Ana Carulina Laet - Jazz na Kombi

Mc Preto - Bonde Sak Funk • Akins Kinte - Narra Várzea

Washington Gabriel - Núcleo de Dança Pélagos • Aline Maria - Ateliê Popularte

Juninho - Círculo Palmarino • Baltazar Honório - Zica do Mato 

Thiago Vinicius - União Popular de Mulheres • Gamão - Raxa Kuka Produções • Jaime Diko Lopes - Sarau Versos em Versos • Aline Maria - Ateliê Popularte • Alex Barcellos - Narra Várzea

Sofia Serafim - Núcleo de Dança Pélagos

Paulo Magrão - Associação Capão Cidadão • Eduardo Brechó, Alex Barcellos, Akins Kinte, Kennyaata, Fino Du Rap, Dugueto Shabazz - Time Narra Várzea • Marco Pezão - Sarau A Plenos Pulmões.

Tanaka Eduardo e Negoh Puma - Batalha TSP • Alex Barcellos - Narra Várzea • Aline Maria - Ateliê Popularte • Thiago Vinicius - União Popular de Mulheres

Dimas Reis Gonçalves - Grupo Sambaqui

Aline Maria - Ateliê Popularte   Daniel Marques da Silva - Sarau O que dizem os umbigos

Ione Dias e Paulo Magrão - Balé Capão Cidadão

Binho e Suzi Soares - Sarau do Binho

Todas as imagens ©Léu Britto/Agência Popular de Cultura Solano Trindade

 

 

 

33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
09 Junho 2017
32ª Bienal de São Paulo
21 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
02 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
26 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
20 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
12 Dezembro 2016