menu
  • Geral
  • 31ª Bienal
04 Setembro 2014
Treme Terra Esculturas Sonoras
Saiba mais sobre a primeira atividade do programa 'no Tempo'.

Os visitantes da 31ª Bienal de São Paulo terão a oportunidade de se reconectar a culturas ancestrais através da cerimônia do Treme Terra Esculturas Sonoras, neste domingo, 7 de setembro, a partir das 16h. “A gente vai direcionar as ondas sonoras para que as pessoas sintam como essa música é importante na qualidade de vida, na comunhão com a natureza. A apresentação é um flashmob, uma interferência física. A gente usa a música como ferramenta de ligação com os nossos ancestrais”, explica o mestre Aderbal Ashogun, idealizador da cerimônia.

Ashogun, que há 22 anos promove ações de articulação entre artistas plásticos e mestres da cultura popular, explica que os povos tradicionais de terreiros utilizam ritmos como escultura para atingir um plano meditativo, popularmente chamado de “pegar santo”. E é a partir da ideia desse uso transcendental dos sons que a performance foi pensada para a 31ª Bienal: “Não tem muito o que explicar. As esculturas acontecem dentro de cada um, por isso é uma interferência artística. Quem vir acontecendo na Bienal vai sentir. A intenção é que sinta”, afirma.

A apresentação do Treme Terra Esculturas Sonoras reunirá, além de atabaques e tambores, o coral Xondaro, do povo guarani da Aldeia Tenondé Porã, localizada no extremo sul da capital paulista. O coral apresentará cânticos religiosos infantis ensinados pelos mais velhos da aldeia e que tratam principalmente do mito religioso da Terra Sem Mal, lugar sagrado para os guaranis, e dos valores que devem pautar a vida de todo membro da comunidade para atingi-la.

O poeta e músico Baltazar Honório, por sua vez, recitará a poesia Enquadro: “Acho que as pessoas vão achar que é um assalto quando eu começar. Eu vou rir e dizer que é arte”.

texto: Gisele Brito
foto: Divulgação | Agência Popular de Cultura Solano Trindade

33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
09 Junho 2017
32ª Bienal de São Paulo
21 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
02 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
26 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
20 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
12 Dezembro 2016