menu
  • Geral
  • 32ª Bienal
04 Fevereiro 2015
Jochen Volz apresenta primeiros conceitos e equipe curatorial
O curador Jochen Volz
O curador Jochen Volz Crédito: Divulgação
A 32ª Bienal já tem datas definidas: 7 de setembro a 11 de dezembro de 2016. "Medidas da incerteza" é conceito inspirador para a curadoria da mostra.


A 32ª Bienal de São Paulo tem datas definidas: 7 de setembro a 11 de dezembro de 2016. O curador Jochen Volz já apresentou os primeiros conceitos de seu trabalho, além da equipe internacional escalada para assessorá-lo na concepção da mostra, composta por Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México).


Em consonância com questões que norteiam a produção artística atual e amparado por visitas reiteradas a ateliês de artistas, exposições e galerias, Jochen propõe o conceito de “medidas da incerteza”, capaz de aglutinar diferentes tópicos e preocupações da atualidade.

Medidas da Incerteza

Inspirado por disciplinas que vão da termodinâmica à teoria da informação, Volz parte do conceito de “incerteza” e “entropia” para pensar a “proximidade que um sistema está do equilíbrio ou da desordem”, lembrando que tentativas de quantificação da incerteza podem ser encontradas em muitas disciplinas, da matemática à astronomia, passando pela lingüística, biologia, sociologia, antropologia e história.

De acordo com Volz, a arte, diferentemente de outras disciplinas, aponta para a desordem no sistema, levando em conta a ambigüidade e a contradição. Trata-se, nesse caso, de contar o incontável ou mensurar o imensurável. Justamente por ser uma disciplina especulativa, a arte pode fornecer estratégias para a vida em uma era de incerteza.

“Temos consciência de que as formas clássicas de deliberação e tomada de decisões governamentais começaram progressivamente a fracassar, que valores há muito vigentes se dissolvem e que algumas de nossas premissas éticas básicas estão sendo violadas em diversas partes do planeta”, escreve o curador. “Podemos afirmar com certeza que a incerteza presidirá as futuras décadas, quer se trate dos eventos escatológicos que alguns prevêem para o futuro próximo ou as crises e mudanças sociais, ecológicas, econômicas e políticas por que o mundo está passando.”

Temas para reflexão e trabalho

A partir dessa primeira premissa, temas como Subjetividade, Fantasmas, Inteligência Coletiva, Sinergia, Ecologia e Medo estruturarão o desenvolvimento da proposta curatorial, procurando estabelecer um díalogo com grandes questões da atualidade: mudança climática, perda da diversidade, a extinção, igualdade social, diferenças culturais, exaustão do capitalismo e da governança tradicional de cima para baixo, e também os mitos, tradições, linguagem e modelos alternativos de educação.

Residências e Wokshops

Residências e Bolsas de Pesquisa no Brasil e no exterior possibilitarão que artistas convidados desenvolvam projetos específicos em contato estreito com correspondentes e especialistas associados de muitos campos. Uma série de Programas e Seminários Públicos será organizada ao longo do ano de 2016 para apresentar e discutir tematicamente os aspectos chaves do projeto global, entre várias disciplinas e formas de arte. Parte dos trabalhos comissionados serão obras digitais, projetos que poderão ser vivenciados online por qualquer pessoa. A proximidade dos processos de produção resultará em uma exposição que permanecerá mais próxima dos sítios de criação e educação (o ateliê, a oficina).

Seguindo a iniciativa da 31ª Bienal de São Paulo, também em 2016 será organizado um Workshop Curatorial, aberto a artistas, curadores, críticos e outros profissionais. A equipe curatorial da 32ª Bienal de São Paulo, em conjunto com especialistas nacionais e internacionais, desenvolverá o programa de estudos e realizará os encontros.

33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
09 Junho 2017
32ª Bienal de São Paulo
21 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
02 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
26 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
20 Dezembro 2016
32ª Bienal de São Paulo
12 Dezembro 2016