menu
  • Geral
  • 31ª Bienal
06 Abril 2015
MAMM Juiz de Fora apresenta recorte de seis projetos da 31ª Bienal
A partir de 9 de abril, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes recebe obras da 31ª Bienal em recorte intitulado: "Como desfazer coisas que não existem".


Muhacir, de Gülsün Karamustafa estará em exposição no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes ©Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo

Em Juiz de Fora (MG), o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes receberá, a partir de 9 de abril, a terceira itinerância da 31ª Bienal - Como (…) coisas que não existem. A seleção feita para a ocasião, intitulada Como desfazer coisas que não existem, terá obras de Agnieszka Piksa, Bruno Pacheco, Gülsün Karamustafa, Johanna Calle, Nilbar Güreş e Teresa Lanceta.

A apresentação é do curador Pablo Lafuente: "Certos códigos, construções e esquemas sociais podem funcionar como armadilhas, como sistemas de controle, como prisões que não são completamente visíveis, tornando seus efeitos ainda mais difíceis de evitar – em uma luta de sombras. Nesta seleção de obras da 31ª Bienal de São Paulo, cujo título assume aqui a forma Como desfazer coisas que não existem, obras de Johanna Calle, Nilbar Güreş e Gülsün Karamustafa materializam a possibilidade de evasão desses sistemas. Mostram modos de escapar dos entraves administrativos que pensam o mundo em termos quantitativos, dos códigos de gênero e orientação sexual, que determinam os comportamentos aceitáveis, e da classificação hierárquica de culturas consideradas como tradicionais em relação a outras culturas. Os deslocamentos que essas obras propõem sugerem novas maneiras de fazer desfazendo: ao criar novas imagens de comunidade, na obra de Bruno Pacheco, cosmologias alternativas, na contribuição de Agnieszka Piksa, ou estratégias de trabalho coletivo, na obra de Teresa Lanceta".

Saiba mais sobre a 31ª Bienal de São Paulo - Obras selecionadas

31ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas 


Juiz de Fora
9 de abril a 31 de maio
Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
R. Benjamin Constant, 790 - Centro - Juiz de Fora - MG
ter-sex: 10h-18h; sab-dom: 13h-18h
www.ufjf.br/mamm | T: (32) 3229 9070
Entrada Gratuita

33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
31 Outubro 2017
33ª Bienal de São Paulo
09 Junho 2017
32ª Bienal de São Paulo
21 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
02 Fevereiro 2017
32ª Bienal de São Paulo
26 Dezembro 2016