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13 Dezembro 2013
Material Educativo: provocando mudanças
Material educativo da 31ª Bienal se organiza em torno de dez projetos que participarão da Bienal e está sendo desenvolvido em diálogo com alguns conceitos que norteiam o trabalho curatorial: coletividade, imaginação, conflitos e transformação

A educação está no centro das propostas da 31a  Bienal. Entendida como um processo, e não como o simples ato de mostrar obras de arte em determinado espaço, essa edição Bienal busca sublinhar a capacidade da arte para ativar-se em relação a diferentes pessoas e contextos, bem como a sua capacidade de interagir e intervir de forma diferenciada, efetiva ou polêmica, dentro de uma determinada situação.

Concebido pelo núcleo Educativo Bienal com a curadoria e as demais equipes da Fundação, o material educativo da 31a Bienal está em plena fase de produção e vem sendo desenhado a fim de fornecer ferramentas de uso coletivo para que todas as relações, em suas diferentes intensidades e durações, resultem em transformação.

 

 

Mais do que um guia preparatório para a mostra, o material a ser oferecido e trabalhado junto às escolas no início do ano letivo apresenta questionamentos e temáticas próprias, capazes de motivar a discussão e no trabalho em sala de aula.

Organizado em torno de dez projetos que participarão da Bienal e desenvolvido em dialogo com alguns conceitos que norteiam o trabalho curatorial – Coletividade, Imaginação, Conflitos e Transformação –, o material já provocou uma mudança inédita em sua própria produção: cerca de 30 convidados entre professores, educadores e coordenadores pedagógicos ajudaram a elaborar o conteúdo proposto por meio de um workshop ocorrido no final de novembro

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