menu
busca
23 Mar 2022
Lançamento do livro "Bienal de São Paulo desde 1951"
Foto: Peter Scheier / Fundação Bienal São Paulo. Copyright Instituto Moreira Salles

(Legenda imagem: Discurso de Francisco Matarazzo Sobrinho na abertura da 1ª Bienal, 1951. À frente, Yolanda Penteado. Ao lado, Carmelita Leme Garcez, Darcy Vargas e Lucas Nogueira Garcez).
Discurso de Francisco Matarazzo Sobrinho na abertura da 1ª Bienal, 1951. À frente, Yolanda Penteado. Ao lado, Carmelita Leme Garcez, Darcy Vargas e Lucas Nogueira Garcez. Foto: Peter Scheier / Fundação Bienal São Paulo. Copyright Instituto Moreira Salles
Publicação comemora os 70 anos da Bienal de São Paulo e os 60 anos da Fundação

A Fundação Bienal lança no próximo dia 31 de março, no Pavilhão Ciccillo Mattarazzo, o livro de ensaios Bienal de São Paulo desde 1951, publicação comemorativa dos 70 anos da Bienal de São Paulo, completos em 2021, e dos 60 anos da Fundação Bienal, celebrados neste ano. A participação é gratuita e aberta ao público.

Saiba mais sobre o evento e se planeje!

Organizada por Paulo Miyada – curador-adjunto da 34ª Bienal (2020-2021) e curador-adjunto para arte latino-americana do Centre Pompidou – a publicação é composta por 30 ensaios de autores tão diversos como Abílio Guerra, Lula Wanderley, Francisco Alambert, Regina Teixeira de Barros, Glaucia Villas-Boas, Isobel Whitelegg, entre outros.

Para comemorar o lançamento, serão realizadas, no dia 31, três mesas de conversa mediadas por Paulo Miyada com autores do livro, seguidas pelo lançamento da publicação.

Participe! Faça AQUI sua inscrição.  

Mesa 1. Do que cabe aqui, 14h30
Conversa sobre momentos em que a Bienal de São Paulo abrigou formas de fazer arte que transformaram a trajetória do evento.
Convidados:
Bruno Pinheiro, pesquisador em história na Unicamp
Lula Wanderley, artista gráfico e poeta visual
Cláudio Bueno e João Simões, artistas, pesquisadores e curadores

Mesa 2. Quando o fora está dentro, 16h
A mesa abordará episódios da Bienal em que o contexto político e social do período influenciou diretamente a organização da exposição.
Convidados:
Regina Teixeira de Barros, doutora em história da arte pela USP
Caroline Saut Schroeder, professora e pesquisadora
Fernanda Albuquerque, curadora e professora da UFRGS

Mesa 3. Arte e mais que arte, 17h30
Mesa sobre as ocasiões em que ficou claro o desejo da Bienal de expor e abordar a arte para além dos seus limites formais tradicionais.
Convidados:
Francisco Alambert, professor da USP
Glaucia VIllas Bôas, professora da UFRJ
Tiago Gualberto, artista, pesquisador e educador

19h - Lançamento do livro

*Todas as mesas e o lançamento acontecem no Auditório Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, Portão 3. Para entrar, será solicitada apresentação de comprovante vacinal completo contra Covid-19.

Esperamos você!