• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • Pavilhão
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2019-2021
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Correspondência #14

5 jan 2021

Correspondência #14

© Anna-Bella Papp, <i>Eun Jae Pil</i>, 2020
© Anna-Bella Papp, Eun Jae Pil, 2020

Ao longo do processo de construção da 34ª Bienal de São Paulo, sua equipe curatorial, artistas participantes e autores, através de cartas como esta, refletem direta e indiretamente sobre o desenvolvimento da exposição. Esta décima quarta correspondência foi escrita pela artista convidada Anna-Bella Papp.

A Artista tem seu CV no bolso. Ela quer ganhar mais com pintura do que no youtube.

Seu professor disse que ela costumava dizer musea como em holandês
mas é museus

Será que podemos chamar de musea a personalidade dos museus

O professor dela disse que há homens feministas também 
por exemplo “Bifo” cita feministas

Porque será que todo mundo cita o “Bifo”

A revista acadêmica disse que ficar em casa está fazendo valer o seu aluguel

O Artista escreve que ele despertou com o som de um tique-taque de relógio. O som vinha do aquecedor. O ruído de bolhas de ar aprisionadas. Ele imaginou o tempo que o relógio imaginário estaria indicando. Seu ritmo mudava e oscilava. Segundos se aceleravam e desaceleravam. Eles se multiplicavam e às vezes sumiam. Tempos diferentes eram sugeridos. Ou o tempo era indicado de diferentes maneiras. O professor dele disse que os livros de muitos poetas jovens, incluindo o primeiro livro dela própria, começavam com algo como Eu acordei e….

Será que há vitaminas na luz do sol indireta 
Céu vermelho-amigdalite da janela de um outro apartamento

3,5 cm de espaço necessário debaixo da cama
Espaço no armário:

Não podemos mais falar da sombra
apenas de faixas de luz

Os dias se mantêm no cronograma

Será que a medição é um programa

O Artista pensa na alvura de tênis novos como espaços expositivos, tênis brancos à venda com 25% de desconto em janeiro, e 10% extra para estudantes.

O adesivo no cruzamento diz que o trabalho para a empresa de mudanças está sendo pago ao proporcionar preparo físico

O Artista sabe que um bom trabalho de arte é intencional ou no mínimo tem a aparência de ser intencional. Ele concorda com o seu amigo que não devemos desenvolver habilidades e sim o talento para fazer algo parecer intencional, que é outro tipo de habilidade.
As toalhas dele estão endurecendo com as lavagens. É proibido adicionar detergente e amaciante às máquinas, então ele não sabe exatamente o que vai no processo. Ele deve dar crédito a eles pelo resultado. Suas toalhas não teriam adquirido qualidades escultóricas se não fosse pelo sistema deles. Certamente, é um trabalho de equipe, uma vez que as máquinas são para locatários como ele, mas os proprietários não são colaboradores, eles são mais como facilitadores e, nesse sentido, a lavanderia é uma oficina.

O outro amigo dele fala sobre um declínio na cena da arte 
como caminhando para o fim das civilizações

Será que o inábil também não era cool nos tempos antigos

O outro amigo dele disse que ela odeia o sentimento de fim de semana durante a semana porque a deixa ansiosa

“As pessoas sempre falam por que você não faz obras sobre os seus problemas mas eu estou tipo lidando com o aspecto legal”

O pacote de chá diz que contém jubilosas pétalas de jasmim

A Artista imagina a mudança do clima como forma de arte. A mudança climática seria uma forma de arte que evoca o frio. As plantas poderiam estar fazendo arte com suas flores. A neve por alhos-selvagens por exemplo. 
Se o equivalente da pintura é a mudança, então o clima mutante é produzido por meio da mudança climática pelo alterador do clima, assim como uma pintura é feita por um pintor.
As plantas produziriam a arte da mudança climática ao mudar o clima.
Elas também poderiam ser o suporte da arte da mudança climática. Em vez da pintura, por exemplo, o artista alterador do clima mudaria o padrão do crescimento das plantas e faria sugestões com a ajuda das metáforas contidas nas flores.
Ou a mudança climática poderia ser a arte que faz as plantas florescerem apenas metaforicamente.

A Artista sempre lê o press release e nunca olha para as obras de arte.

Apoio duplo para bicicletas, em holandês, é traduzido pelo Google translator como moral dupla

A bicicleta é empoderadora ou empoderada ou ambas

Cadarço preso no pedal é enrosco

Uma luva perdida está desterritorializada

Manifestoes escrito com “oe” está virando nome de salão de manicure e pedicure

Uma semente de papoula presa entre os dentes está na periferia

É relevante ter um quarto com vista para a Ikea

A Artista folheia as páginas da revista e consegue captar tudo. A imagem do seu artista favorito aparece anos mais tarde na revista número 40 mais ou menos porque o xadrez do paletó dele está na moda de novo

porque ele morreu recentemente

porque ele vai ter uma retrospectiva

Leia também


Acessar +bienal
Foto: Izabelle Lisboa
Artigos25 maio 2023

A catarse de Monstro

Peça de Karen Sacconi coloca o teatro grego antigo em diálogo com o contemporâneo e as artes

Saber mais
Gabriela de Matos e Paulo Tavares, curadores do Pavilhão do Brasil na Biennale Architettura 2023Foto: Jacopo Salvi, Cortesia de La Biennale di Venezia
Notícias20 maio 2023

Pavilhão do Brasil recebe Leão de Ouro de melhor participação nacional na Biennale Architettura 2023

Pela primeira vez na história, Brasil leva o Leão de Ouro de melhor participação nacional na Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.

Saber mais
Registro da obra Arroz e feijão, de Anna Maria Maiolino, na 29ª Bienal de São Paulo, 2010© Duas Aguas / Fundação Bienal de São Paulo
Artigos10 maio 2023

Cardápio do dia: arroz com feijão e arte contemporânea

O coletivo Comer História fala sobre a história do prato mais brasileiro que existe – arroz e feijão – e sua relação com a arte contemporânea. Saiba mais!

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Pavilhão
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2019-2021

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2023 Bienal de São Paulo
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar