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7 maio 2018

33ª Bienal de São Paulo – Publicações, residências artísticas e projetos complementares

De 7 de setembro a 9 de dezembro de 2018, a 33ª Bienal de São Paulo – Afinidades afetivas​ vai privilegiar a experiência individual do espectador na apreciação das obras, em detrimento de um tema que favoreça uma compreensão pré-estabelecida. O título escolhido pelo curador Gabriel Pérez-Barreiro – apontado pela Fundação Bienal de São Paulo para conceber a mostra – remete ao romance de Johann Wolfgang von Goethe Afinidades eletivas (1809) e à tese “Da natureza afetiva da forma na obra de arte” (1949), de Mário Pedrosa. Para esta edição, ao lado de doze projetos individuais eleitos por Pérez-Barreiro, sete artistas-curadores escolhidos organizam exposições coletivas com total liberdade na escolha dos artistas e seleção das obras – a única limitação imposta a eles foi que incluíssem em suas exposições trabalhos de sua própria autoria. Mais informações sobre a proposta curatorial estão disponíveis em https://bit.ly/2LyOO9O. Cartaz e publicação educativa Para conceber o cartaz desta edição, Raul Loureiro utilizou suas afinidades como motivos gráficos para a comunicação visual da mostra. O cartaz é constituído da reprodução da obra Formas expressivas (1932), de Hans (Jean) Arp, uma pintura com madeira em relevo, acompanhada por elementos tipográficos. A identidade visual adota a família tipográfica Helvetica, que prioriza a clareza e a neutralidade de significados, e enfatiza o número 33 como elemento de sua concepção. A 33ª Bienal apresenta ainda sua publicação educativa, elaborada pela equipe da Fundação Bienal com consultoria de Lilian L’Abbate Kelian e Helena Freire Weffort. Sob o título Convite à atenção, a publicação parte de uma discussão acerca da atenção para

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