• Acessibilidade
      Fonte
    • A+
    • Aa


  • Agenda
  • Busca
  • pt
    • en
  • Bienal
  • fundação
  • bienal a bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • 70 anos
  • Pavilhão
  • apoie
  • café bienal
  • transparência
  • relatório de gestão 2019-2021
  • Imprensa
  • contato
  • identidade visual
Home Notícias Novas Ações do Educativo em 2013

1 maio 2013

Novas Ações do Educativo em 2013

grupo de estudos arte em tempo

Neste ano a Bienal está preparando uma exposição comemorativa de seus 60 anos. Esta exposição retrospectiva apresentará um recorte da arte brasileira a partir de cada edição da Bienal. Como em todos os anos, o seminário vinculado a esta exposição acontecerá em junho no SESC SP, nosso parceiro na realização desta ação. Para a preparação do seminário arte em tempo o Educativo Bienal promove o grupo de estudos arte em tempo. Serão seis grupos, compostos por coordenadores do Educativo Bienal, supervisores, educadores em arte, professores e colaboradores do SESC SP, que realizarão pesquisas sobre as seis décadas dos Educativos das Bienais. O seminário arte em tempo ocorrerá no final de junho (datas a confirmar) e tem como objetivo levantar, discutir e refletir sobre o histórico dos Educativos que acompanharam as bienais durante os 60 anos da Fundação.

serviço:

grupo de estudos arte em tempo
Datas: 23 de abril a 11 de junho, sempre às terças-feiras
Horário: 9h às 12h / 14h às 17h
Local: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera, Portão 3 – Auditório da Bienal (Lounge Bienal/Porão das Artes)
Público: supervisores, educadores em arte, professores e colaboradores do SESC SP. Haverá bolsa auxílio para os pesquisadores do seminário.
Informações: (11) 5576-7611 | seminario@bienal.org.br

plantão educativo bienal

Uma ação que ganha destaque no mês de abril é o Plantão Educativo Bienal. Com a intenção de uma aproximação ainda maior de professores e educadores sociais, esta ação propõe uma conversa em pequenos grupos sobre planejamento e desenvolvimento de atividades em sala de aula com a equipe do Educativo Bienal. A ideia é colocar lado a lado o ensino formal e não-formal, potencializando ambos e dando continuidade à pesquisa sobre arte contemporânea e ensino da arte.

serviço:

Plantão Educativo Bienal (esta ação ocorre apenas no primeiro semestre de 2013)
Datas: sempre às segundas e em maio às quintas das 9h às 11h
Horário: 14h às 16h
Local: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera, Portão 3 – Auditório da Bienal (Lounge Bienal/Porão das Artes)
Público: educadores em arte e professores
Informações: (11) 5576-7611 |educativo@bienal.org.br
Gratuito

 

Bienal nas escolas

Em 2013, o Educativo inaugura uma nova ação junto aos professores e suas escolas. A partir de agosto, ofereceremos acompanhamento a dez turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de cinco escolas, a fim de, através do diálogo, realizar seu planejamento anual compartilhado, com a intenção de ampliar o ensino da arte contemporânea na sala de aula.

serviço:

Bienal nas escolas
Datas: quinzenalmente às quartas
Local: Escolas interessadas
Público: professores e alunos de escolas públicas
Informações: (11) 5576-7611 |educativo@bienal.org.br
Gratuito

9 encontros

A partir do dia 24 de abril o Educativo Bienal promoverá 9 Encontros sobre a Arte Contemporânea Brasileira. O curso de 30 horas tem a proposta de refletir sobre conceitos, artistas e obras da 30 x Bienal, mostra que acontecerá de 17 de setembro a 8 de dezembro, celebrando os 60 anos da Fundação Bienal de São Paulo. Os encontros de formação estimulam conversas sobre as experiências pessoais como formas de aproximação com a arte, e propõem Ações Poéticas, que são outras formas de entendimento da arte e estímulo à percepção.

serviço:

9 Encontros Sobre Arte Contemporânea Brasileira
Datas: 24/4, 6/5, 13/5, 27/5, 17/6, 24/6, 29/07, 05/08,12/8, 26/8, 02/09, 28/9*
Horário: das 19h às 22h* (*no dia 28/9, a visita ocorrerá entre as 10h e 17h)
Local: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera, Portão 3 – Auditório da Bienal (Lounge Bienal/Porão das Artes)
Público: professores, educadores sociais, estudantes e interessados.
Informações: (11) 5576-7611 | educativo@bienal.org.br
Gratuito

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Leia também


Acessar +bienal
Foto: Izabelle Lisboa
Artigos25 maio 2023

A catarse de Monstro

Peça de Karen Sacconi coloca o teatro grego antigo em diálogo com o contemporâneo e as artes

Saber mais
Gabriela de Matos e Paulo Tavares, curadores do Pavilhão do Brasil na Biennale Architettura 2023Foto: Jacopo Salvi, Cortesia de La Biennale di Venezia
Notícias20 maio 2023

Pavilhão do Brasil recebe Leão de Ouro de melhor participação nacional na Biennale Architettura 2023

Pela primeira vez na história, Brasil leva o Leão de Ouro de melhor participação nacional na Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.

Saber mais
Registro da obra Arroz e feijão, de Anna Maria Maiolino, na 29ª Bienal de São Paulo, 2010© Duas Aguas / Fundação Bienal de São Paulo
Artigos10 maio 2023

Cardápio do dia: arroz com feijão e arte contemporânea

O coletivo Comer História fala sobre a história do prato mais brasileiro que existe – arroz e feijão – e sua relação com a arte contemporânea. Saiba mais!

Saber mais

Newsletter

Receba a Newsletter da Bienal

Bienal

  • Fundação
  • Bienal a Bienal
  • Agenda
  • +bienal
  • Biblioteca
  • 70 anos
  • Arquivo Histórico
  • Pavilhão
  • Apoie
  • Café Bienal
  • Transparência
  • Relatório de Gestão 2019-2021

  • Contato
  • Identidade Visual

Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema CEP 04094-050 / São Paulo - SP

Contato

+55 11 5576.7600 contato@bienal.org.br

Privacidade
•
Termos de uso
Copyright © 2023 Bienal de São Paulo
Ao clicar em "Concordar", você concorda com uso de cookies para melhorar e personalizar sua experiência, bem como nossa Política de Privacidade. Ver a Política de Privacidade*.
Concordar