No dia 10 de abril de 2012 recebemos um grupo de 25 pessoas da Escola Senai Theobaldo de Nigris, com participação da equipe do Nuclem (Fernanda Auada e Ellen Maganini) e da professora Gina Machado.
Leandro Melo, professor do curso de Assistente de Conservação Preventiva do Senai-SP, nos mandou este depoimento sobre a visita:
“A visita técnica para diagnóstico de segurança de acervo documental é uma atividade muito importante do curso de Assistente de Conservação Preventiva do Senai-SP. Para os alunos, significa a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores numa situação concreta. Estes conhecimentos são aplicados na caracterização dos suportes documentais que compõem um acervo, compreendendo suas fragilidades, e na identificação de fatores de risco de deterioração, potenciais ou já manifestados neste acervo. Para saber mais sobre os fatores de risco analisados, consulte o site do Canadian Conservation Institute.
É fundamental, nesta análise, compreender o contexto institucional e sua dinâmica: como o acervo foi formado e continua a se expandir, qual sua importância, quais as ações realizadas e em realização para sua preservação e difusão, quais os recursos disponíveis (financeiros, de pessoal, instalações etc.) para estas ações. A partir da apresentação realizada pela equipe do Arquivo Wanda Svevo e da observação direta de documentos que compõem o acervo, dos trabalhos em andamento, das instalações e da inserção do edifício no espaço urbano, os alunos vão além do simples apontamento dos riscos de dano ou de perda no acervo. Eles exercitam a análise desses riscos, avaliam e definem prioridades e apresentam intervenções para evitar, bloquear ou atenuar a manifestação daqueles agentes de deterioração considerados de maior risco para a preservação do acervo.*
Agradecemos à equipe do Arquivo Bienal pela generosidade em nos receber e compartilhar suas experiências e desafios na preservação e difusão do acervo, referência importantíssima para a compreensão da arte contemporânea mundial, seus circuitos, personagens e manifestações.”
* Nesta atividade foram utilizados elementos do Gerenciamento de Riscos ao Patrimônio Cultural e do Diagóstico de Conservação proposto pelo Getty Conservation Institute.